Almodôvar é um vasto concelho rural do distrito de Beja que, na confluência entre o Baixo Alentejo e o Algarve, sofre da síndroma de interioridade e se espreguiça entre a morna lassidão da dourada planície alentejana e a recatada placidez da serra algarvia.

     Com uma vasta superfície de 775,9 Km2, Almodôvar confina com os concelhos de Castro Verde, a Norte; Ourique e Loulé, a Oeste e a Sul, respetivamente; Silves a Sudoeste e Alcoutim a Sudeste.

     Apresentando uma acentuada tendência de decréscimo populacional, como, aliás, se vem verificando no interior do país e particularmente no Baixo Alentejo, os 7245 habitantes registados no concelho, de acordo com dados do Censos 2011, concentram-se sobretudo nas freguesias da zona Norte, nomeadamente Almodôvar, Aldeia-dos-Fernandes, Rosário e Semblana, que acolhem cerca de 65% da totalidade da população do concelho.

     As restantes cinco freguesias – Santa Cruz, São Barnabé, Gomes Aires, Santa Clara-a-Nova, e Senhora da Graça dos Padrões – fixam pouco mais de 35% dos habitantes de Almodôvar, cujo concelho que se carateriza por uma fraca densidade populacional (10,2hab/km2), mesmo quando comparado com a média de 15,5hab/km2 do Baixo Alentejo, evidenciando ainda uma maior décalage em relação à região Alentejo, onde o valor apresentado é de 19,3hab/km2.

     Neste domínio, a extensa zona da Serra do Caldeirão revela um índice de desertificação humana ainda mais elevado, pois sofre de forma mais aguda a situação de grande isolamento físico, geográfico, social e cultural, refletindo-se tal condição nas vivências e nas aprendizagens escolares das crianças e jovens que dali são provenientes.

     O decréscimo populacional, devido ao êxodo de jovens adultos em busca de melhores condições de vida, tem conduzido a uma diminuição da taxa de natalidade, no concelho de Almodôvar, e a um aumento do número de idosos sem rede de proteção familiar direta no local de residência, já que os filhos se encontram a viver longe e, por vezes, sem condições para os receberem e lhes prestarem a assistência necessária.

     Por outro lado, com um reduzido número de crianças e de jovens, os equipamentos e as estruturas de apoio social e cultural, para estes, apresentam maior dificuldade de se manterem ativos e adequados, além de que o tecido económico reflete também obstáculos acrescidos à sua sobrevivência e desenvolvimento, com as consequências que todos conhecemos, ao nível económico e social. Com caraterísticas bastante diferenciadas, sob o ponto de vista geográfico, na parte norte do território do concelho de Almodôvar salientam-se como atividades de expressão económica mais significativa a criação de gado bovino, ovino e suíno; a produção de leite e queijo de ovelha; a apicultura e a cultura de cereais de sequeiro. Na zona serrana, destacam-se a produção de queijo de cabra, de mel, da aguardente de medronho, sem esquecer a importância que a extração de cortiça assume como fonte de riqueza local.

No entanto, o setor primário que, durante largas décadas, moldou, de forma predominante, a estrutura produtiva e económica do concelho, representa apenas 14,5% da população empregada, observando-se a sua predominância precisamente nas freguesias serranas situadas mais a Sul, designadamente São Barnabé, Santa Cruz, Gomes Aires e Santa Clara-a-Nova.

   O setor secundário emprega 36% da população ativa do concelho, enquanto o setor terciário surge como aquele em que se observa maior incidência de empregados, isto e, 50%. Porém, a mudança introduzida pelo começo da atividade mineira proporcionou, então, um significativo aumento da oferta de emprego para a população endógena, e uma acrescida revitalização de estruturas sociais, culturais e desportivas, com óbvios benefícios para o município, dinamizando atividades como a restauração, a construção civil e o comércio local.

   Almodôvar é um concelho cuja população, na sua maior parte, possui reduzidos recursos económicos, o que se traduz no nível sociocultural da grande maioria dos nossos alunos. O grau de escolarização destes é, com frequência, superior ao dos pais que, na sua maioria, apenas possuem a escolaridade básica, tal como a maior parte da população residente no concelho.

Efetivamente, o nível de instrução da generalidade da população de Almodôvar é reduzido, na medida em que 3171 pessoas só é detentora do 1º Ciclo do Ensino Básico e 2134 indivíduos não apresentam a titularidade de qualquer grau de escolaridade, facto que atinge sobretudo a população mais idosa. Já no que concerne ao Ensino Superior, apenas 369 residentes apresentam habilitações académicas a este nível.

Este conjunto de fatores, aliados à decadência do setor agrícola e da atividade mineira, à fraca capacidade de oferta de empregabilidade e às dificuldades económicas que caraterizam a atual conjuntura nacional, em nada contribui para a valorização dos percursos escolares e formativos pelos jovens, que se confrontam com o espetro do desemprego e a ausência de expetativas positivas face ao seu futuro pessoal e profissional, não investindo o suficiente na sua formação de base, que lhes permita o desenvolvimento constante das suas aptidões e capacidades e a integração de novos saberes e competências, capazes de os tornarem competitivos e promoverem a sua adaptabilidade permanente a novos contextos laborais e sociais.