Exames 2022

Quem se deve inscrever?

Tendo em conta que as medidas extraordinárias da pandemia entraram em vigor novamente, deverão inscrever-se todos aqueles que querem prosseguir estudos no ensino superior e querem fazer exames para serem utilizados como provas de ingresso ou que querem fazer melhoria de notas.

Todos os alunos que anulem ou reprovem a uma disciplina, devem também inscrever-se nos exames nacionais para aprovação.

Qual é o prazo para a inscrição?

Onde e Como?

 - A Plataforma PIEPE do Júri Nacional de Exames permite fazer a inscrição nos exames (online)

 Importante : se tiveres algum problema com o processo de inscrição deves contactar a área de alunos da escola.  

Preenchimento 

Tem atenção a todos os passos

Se fores menor de idade, terás de fazer a inscrição com o teu encarregado de educação. São necessários dos dados dele. 

Se fores maior de idade, poderás fazê-lo sozinho.

 

ALTERAÇÃO RELATIVAMENTE AO ANO PASSADO

Se já fizeste a inscrição nos exames no ano passado, poderás não ter de fazer o registo! Depende se já és maior de idade, ou não.
Se agora já és maior de idade, mas no ano passado tinhas conta associada ao teu encarregado de educação, tens de fazer um novo registo.

Se continuas a ser menor de idade, deverás entrar com a conta do teu encarregado de educação que foi utilizada no ano passado - com o mesmo e-mail e password.

Caso não te lembres das credenciais, podes recuperá-las na plataforma. No entanto, o JNE informou-nos que, para facilitar o processo, pretende enviar os dados de acesso às contas, por e-mail, a todos os que no ano passado inscreveram-se nos exames. Se tens as credenciais contigo, arranca! Não precisas de ficar à espera do e-mail!

Caso seja a tua primeira vez a fazer uma inscrição ou tenhas passado a ser maior de idade , tens de criar uma conta. Como dissemos, se fores maior de idade, vais criar uma conta de aluno maior de idade e preenches com os teus próprios dados.
Se fores menor, vai ser o teu Encarregado de Educação a criar a conta, com os seus próprios dados - neste segundo caso, depois abre o registo de aluno e é só pores os teus dados.

1. Registo

Depois de criares o utilizador, vais receber um e-mail para ativares o teu registo - deves fazer esta ativação nos próximos 15 minuntos! Para isso, terás de clicar no link desse e-mail para continuares com a tua inscrição.

Depois, só tens de continuar a preencher os dados do utilizador, seja o próprio aluno ou o encarregado de eduação.

2. Informações Pessoais

Caso o registo esteja enquanto Encarregado de Educação, será depois pedido a criação de um processo de Aluno, visto que o mesmo pode ter vários educandos.

Se fizeres o registo enquanto aluno maior, poderás continuar a preencher com os teus próprios dados.

Entrar na conta - ALTERAÇÃO

Se já tiveres uma conta do ano passado ou depois de ativares a tua conta, poderás aceder à tua conta através do teu nome de utilizador e palavra-passe.

Se no ano passado utilizaste aquele teu nickname do Fortnite enquanto nome de utilizador, este ano o teu nome de utilizador é o E-MAIL que utilizaste para a o registo do ano passado. A partir de 2022, o nome de utilizador é sempre igual ao e-mail. 

3. Informações Curso e Escola

4. Exames

Agora, chegamos à etapa onde tens de referir a que exames te queres candidatar.

Para este ano, os campos 4.1 e 4.3 vão estar automaticamente preenchidos. No 4.2 terão de apenas selecionar a disciplina. Em algumas disciplinas, 4.3 ou o ano não é preenchido automaticamente, pois a disciplina bienal pode terminar no 12º ano e não no 11º, portanto, caso não esteja preenchido automaticamente, coloca o ano em que tu estás a terminar esta disciplina.

Se não aparecer o exame que queres fazer na plataforma, na coluna do nome (4.2), deves selecionar a opção "Outra" e escrever manualmente o nome do Exame, o ano e o código - recomendámos que peças ajuda à tua escola se estiveres nesta situação.

                                             Tabela de Códigos:

Provas de Ingresso

Exames a Realizar

01 Alemão A

501 Alemão (iniciação - bienal)

02 Biologia e Geologia

702 Biologia e Geologia

03 Desenho

706 Desenho

04 Economia

712 Economia A

05 Espanhol

547 Espanhol (iniciação - bienal)

06 Filosofia

714 Filosofia

07 Física e Química

715 Física e Química A

08 Francês

517 Francês (continuação - bienal)

09 Geografia

719 Geografia A

10 Geometria Descritiva

708 Geometria Descritiva A

11 História

623 História A

ou 723 História B

12 História da Cultura e das Artes

724 História da Cultura e das Artes

13 Inglês

550 Inglês (continuação - bienal)

14 Latim

732 Latim A

15 Literatura Portuguesa

734 Literatura Portuguesa

16 Matemática

635 Matemática A

ou 735 Matemática B

17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

635 Matemática A

ou 735 Matemática B

ou 835 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

18 Português

639 Português

ou 138 Português Língua Segunda Exclusivamente para os alunos com surdez severa a profunda

19 Matemática A

 

635 Matemática A

 

 

4.4 - Interno: Automaticamente vai estar "Não" como selecionado, este ano segundo o decreto-lei que foi lançado, todos os alunos vão como externo ao exame, pelo que, não podes alterar esta opção.

4.5 - Aprovação do Secundário: Deves colcocar que "Não", salvo os alunos que reprovaram ou anularam esta disciplina.

4.6 - Melhoria de Classificação- Este campo só automáticamente com "Não", caso coloques "Sim" no ponto anterior. Caso tenhas respondido "Não" no campo anterior, deves sempre colocar "Sim" neste campo, não tens nada a perder. Isto significa que como já concluíste a disciplina em ano anterior, estarás apto a fazer o exame apenas como melhoria - seja de Classificação Interna e/ou de Prova de Ingresso.

4.7 - Podes ignorar porque está preenchido automaticamente.

4.8 - Para prova de ingresso: Assinalas "Sim" sempre! Na realidade, nem existe outra opção se já concluiste a disciplina.

Porquê? Perguntas tu. Nunca és prejudicado se marcares esse exame para ser usado como prova de ingresso, porque o sistema de candidatura só conta a melhor combinação de notas possível (média de secundário + exames como prova de ingresso).

5. Beneficia de Ação Social Escolar? - Se tens bolsa/SASE assinalas "Sim" e selecionas qual é o escalão. Se não, assinalas com "Não".

6. Situação Escolar

- Se estás atualmente matriculado na escola em que te estás a inscrever assinalas a 1ª opção;

- Se estás matriculado noutra escola  - normalmente os alunos doe ensino profissional ou artístico especializado - assinalas na 2ª opção;

- Se não estás matriculado em escola alguma tens de indicar em que ano letivo foi a tua última matrícula e em que escola;

- A última opção serve apenas para algum caso que não se encaixe nos outros.

Dependendo do que preencheste neste passo, podem ser pedidos alguns documentos que terás de anexar no fundo da página.

7. Outros

- Indicas se tens necessidades educativas especiais - Isto destina-se a alunos que podem precisar de um equipamento especifico como um computador ou algum tipo de instrumento. Se for o caso, colocas SIM.

- Indicas se tens todas as vacinas em dia (neste caso não tem ligação à COVID-19).

8. Documentos ALTERAÇÃO

Por fim, serão pedidos alguns documentos. Mas ao contrário do ano passado, não é obrigatória a anexação de qualquer documento, podendo ser submetido pela plataforma ou entregue em mãos, na Escola, até dia 4 de abril.

Primeiro, irá aparecer um campo para o Pedido de Senha. Isto apenas se destina a alunos do 12º ano que querem ir para o ensino superior público. Se não és um destes casos, apenas ignora.

Se não sabes o que é a senha, contacta a área de alunos da escola.

10. Submissão

Antes de submeter, confirma que está tudo correto! Se preferires, até podes guardar a inscrição e acabá-la mais tarde, não perdes dados.

11. Confirmação e Pagamento

Após submeteres, receberás sempre um e-mail da escola a confirmar ou a dizer que encontrou algum erro. Caso haja erros, vais receber um email a informar que tens apenas 2 dias úteis para corrigires na plataforma o que estiver errado. 

Também é importante saberes que não terás de pagar nada pela pelo processo de inscrição. No entanto, após todo o processo de submissão e revisão do processo pela escola, se tiveres algo a pagar pelos exames, por exemplo caso faças um exame de melhoria, a tua escola entrará em contacto contigo para ires lá pagar.

Só precisas da Ficha ENES? ALTERAÇÃO

Em primeiro lugar, precisas de saber que mesmo que não queiras fazer a inscrição nos exames nacionais deste ano, caso te vás candidatar ao Ensino Superior este ano, precisas fazer o processo através da plataforma PIEPE do Júri Nacional de Exames.

No entanto, ao contrário do ano passado, já não será obrigatório preencheres todos os passos de inscrição, tal como explicado neste artigo.
Foi lançado um botão específico, dentro da tua conta, para apenas fazeres o pedido da Ficha ENES.

IMPORTANTE:

No final desse processo, terás um aviso a pedir para confirmares que "SÓ QUERES PEDIR A FICHA ENES", ou seja, "que não vais realizar nenhum exame este ano". Caso submetas este pedido, ficarás impossibilitado de realizar exames este ano, salvo pedido escrito e autorização do JNE (a.k.a. mega processo burocrático).

E se deixar passar o Prazo de Inscrição?

Podes fazer a inscrição na mesma, mas antes deves contactar a Área de alunos da escola.

Resumo e Conselhos: