Hoje conhecida como Agrupamento de Escolas de Almodôvar, com a Escola sede na escola Dr. João de Brito Camacho, esta foi o resultado da fusão, em 1992/93, das Ex-Escolas Preparatória e secundária de Almodôvar, a escola C+S de Almodôvar recebeu, a 25 de Abril de 1996, o nome do seu patrono, Dr. João de Brito Camacho. Ficou assim conhecida por E.B. 2;3/S- Dr. João de Brito Camacho.
Mais tarde, a 12 de maio de 2007 deu-se a aglutinação,  onde as escolas do pré escolar e 1º ciclo,  se uniram à E..B. 2;3/S- Dr. João de Brito Camacho, num só Agrupamento .
dr1

             Dr. João de Brito Camacho, cidadão honrado e democrático, médico solidário e abnegado que, ao longo de muitos anos, colocou a sua vida ao serviço do povo almodovarense, principalmente daqueles que a vida mais desprezava, pautando sempre a sua acção por valores perenes, humanistas e democráticos, como liberdade, democracia, solidariedade, disponibilidade, coragem e serviço ao outro, temperados com uma enorme humildade, pelo que ainda hoje, mais do que nunca, se constituem como referências, tendo a sua forma de estar na comunidade e na vida sido um exemplo a seguir pelos jovens que queremos ajudar a formar. dr2

            Apesar de haver nascido no concelho de Aljustrel, adoptou Almodôvar como a sua terra, aqui tendo vivido com a sua esposa, Sra. D. Judite, e onde vieram a nascer e a viver durante muitos anos os seus dois filhos.

            Foi também neste concelho que exerceu por largas décadas, medicina, no Centro de Saúde de Almodôvar, tendo chegado a desempenhar os cargos de Director e de Delegado de Saúde do mesmo.

            Foi agraciado com a Cruz da Ordem da Liberdade pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, em 11 de Junho de 2000, numa cerimónia que teve lugar no Polivalente da sua escola, aonde se deslocou Sua Exa. o Presidente da República, em virtude do nosso patrono já se encontrar com a saúde muito debilitada e, por conseguinte, não se poder deslocar.

           Faleceu a 4 de Outubro de 2004, em Almodôvar, na terra do seu coração, afirmando até ao último momento, não perceber a razão de tamanho carinho do povo e honrarias da sociedade, pois mais não houvera feito que procurar cumprir, durante toda a sua vida, na prática quotidiana da sua vida pessoal, profissional e cívica, os valores e ideais que considerava inerentes à condição humana: a solidariedade com quem mais precisa, a inteira e constante disponibilidade para servir o outro, a luta pela liberdade de expressão e de opinião, pela justiça social e contra toda e qualquer forma de opressão do ser humano.