Out/24 | ||||
ATIVIDADE | OPERACIONALIZAÇÃO | OBJETIVOS | CALENDARIZAÇÃO | |
EM SALA DE AULA | FORA DA SALA DE AULA | |||
Dia Mundial da Música | Audição de
músicas alusivas a animais; realização de danças |
---- | Promover o conhecimento de movimentos corporais, envolventes na dança; Promover o conhecimento de áreas distintas entre música som e dança movimento. | 1 de outubro |
Abertura do Ano Letivo da Universidade Sénior | CineTeatro | Promover relações intergeracionais. | 9 de outubro | |
Dia Mundial da
Alimentação |
Atividades no âmbito de: Português, Expressões Artísticas, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Uso do TIC - Proposta: Inquérito sobre os hábitos alimentares dos alunos; | Proposta: Divulgação dos resultados dos inquéritos de cada turma. Elaboração de uma mural para exposição na cantina. | Sensibilizar os alunos para a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis; Compreender a importância da alimentação na promoção da saúde; Estimular os alunos a conhecer o valor nutricional dos alimentos; Conhecer várias dietas alimentares. | 16 de outubro |
Decoração do espaço com cartolinas alusivas a alimentação saudável de diferentes partes do mundo; Exposição de trabalhos variados sobre o tema; Placard com "As nossas propostas saborosas" (Receitas saudáveis); filme "Dimensão S" - SAÚDE E INTERCULTURALIDADE - polivalente; Cine-Teatro | Sensibilizar para os benefícios de uma alimentação saudável; Sensibilizar para os benefícios da atividade física; Sensibilizar para os benefícios da atividade física; Promover a solidarie-dade e cooperação entre os alunos; Partilhar boas experi-ências de alimentação | semana de 14 a 18 de outubro | ||
polivalente e
cineteatro: - Decoração de espaço com cartolinas alusivas a alimentação
saudável de diferentes partes do mundo. - Exposição de trabalhos variados sobre o tema. - Projeção do filme “Dimensão S” (o tema central é a Saúde - Alimentação saudável e atividade física) |
- Reconhecer a
alimentação como um dos principais de-terminantes da saúde. - Promover uma alimentação saudável. - Aumentar o conhecimento sobre a dieta mediterrânica. -Sensibilizar para os benefí-cios de uma alimentação sau-dável. - Partilhar boas experiências de alimentação. |
semana de 14 a 18 de outubro | ||
Elaboração de cartazes sobre alimentação saudável; preparação de lanches saudáveis. Reportagem sobre "Lanches saudáveis na escola" no jornal escolar. | Exposição dos cartazes sobre alimentação saudavel no polivalente. | Promover/conscientializar os alunos da importância de uma alimentação variada e saudável | 45581 | |
Proposta: Visionamento de um filme no Cine Teatro | Sensibilizar os alunos para a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis; | Data a definir durante o mês de outubro | ||
Visualização de filmes e histórias alusivos ao tema; | Sensibilizar para a importância de Uma alimentação saudável | 45581 | ||
Sessão sobre Desperdício Alimentar | Auditório | Sensibilizar os alunos para a questão do desperdício alimentar | 45610 | |
Dia Mundial Contra o Bullying - DIREITOS HUMANOS | nas aulas de Português, Literatura Portuguesa e Clássicos de Literatura | Consciencializar os alunos contra a prática do bullying relacionado com o aspeto físico de alguém; melhorar competências de expressão escrita; Promover a interdisciplinariedade; Melhorar relações interpessoais | 45585 | |
Atividades na Biblioteca Municipal | Proposta: Exposição "Lince na Península"/ Sessão de Contos por Jorge Serafim | 45589 | ||
Celebração do Halloween | polivalente - danças alusivas aos temas | - Promover o enriquecimento cultural dos alunos; - Favorecer a interdisciplinaridade; - Promover o enriquecimento social dos alunos; - Promover a interculturalidade; - Melhorar relações interpessoais; | 31/10/2024 (nos intervalos) | |
polivalente - decoração alusiva ao tema | 11620 | |||
Proposta Decoração dos espaços comuns com motivos alusivos ao tema. Participação em eventuais propostas de outros departamentos, e / ou do professor de inglês e / ou AECs; Aividades no âmbito de: Português, Expressões, uma ou várias AECs/outros níveis de ensino; Uso das TIC |
Proposta Concurso de máscaras. |
Conhecer
tradições de outros países; Vivenciar a tradição de outros países; Interagir com a Comunidade Educativa; Promover a interculturalidade |
31 de outubro Plurianual |
|
x | -Atividade de “Speed Writing/ drawing” com alunos do 3º Ciclo e Secundário - produção de contos de terror a partir de prompts (inícios de contos). Seleção dos melhores contos e compilação em booklet. Atribuição de prémios aos três melhores contos. -Outras atividades a definir posteriormente | - Promover o
enriquecimento cultural dos alunos; - Favorecer a interdisciplinaridade; - Promover o enriquecimento social dos alunos; - Consolidar aspetos relacionados com a cultura inglesa; - Melhorar relações interpessoais. -Promover a produção escrita em Inglês. |
45596 | |
Construção individual de trabalhos temáticos para montagem de exposição. | - Promover o
enriquecimento cultural dos alunos; - Favorecer a interdisciplinaridade; - Promover o enriquecimento social dos alunos; - Consolidar aspetos relacionados com a cultura inglesa; - Melhorar relações interpessoais. -Promover a produção escrita em Inglês. |
45596 | ||
decoração do espaço do polivalente; desfiles; danças; concursos- INTERCULTURALIDADE | - Promover o enriquecimento cultural dos alunos; - Favorecer a interdisciplinaridade; - Promover o enriquecimento social dos alunos; - Promover a interculturalidade; - Melhorar relações interpessoais; | 45596 | ||
Elaboração de materiais alusivos ao Halloween. | Decoração, com os materiais elaborados, do CAA e das entradas dos blocos de aulas e do polivalente. | Promover o enriquecimento cultural e o enriquecimento social dos alunos; Favorecer a interdisciplinaridade. | 45596 | |
Atividade no ambito da expressão comunicação | Possivel saída pelas ruas da aldeia | 10/31/2024 | ||
Exposição/Feira de Minerais e Fósseis | X (Polivalente) | - Promover e incrementar o gosto dos alunos pela Geologia. - Proporcionar à comunidade educativa um contacto mais aprofundado com o mundo das ciências da Terra. | 28 e 29 de outubro | |
Atividades na Biblioteca Municipal | Proposta: Hora do Conto e Ateliê de Artes Plásticas | Ouvir histórias em diferentes espeços; Promover a literacia; Promover a criatividade. | Com início em outubro e para ser desenvolvido ao longo do ano letivo com periodicidade mensal. | |
Visita de estudo "Museu da Escrita do Sudoeste" | Explorar: Português; Estudo do Meio; Expressões artísticas | Visita ao MESA | - Reconhecer datas e fatos importantes para a compreensão da história local; - Reconhecer vestígios do passado local |
outubro |
Sensibilização do projeto "Desperdício? Era só o que faltava!" - EDUCAÇÃO AMBIENTAL | X Aulas de cidadania | Sensibilização sobre o desperdício alimentar e a utilização das sobras na confeção de novas refeições saudáveis. | outubro | |
Comemoração do Dia Mundial dos Animais | Visitas dos animais de estimação dos alunos à sala A2; Reportagem sobre a "Visita de animais à escola" no jornal escolar. | Promover o
conhecimento de alguns animais e a interação com os mesmos; Dar a
conhecer à comunidade escolar o produto final de trabalhos realizados
pelos alunos em contexto de sala de aula. |
ao longo do mês de outubro | |
Supertmatik, ao nível de escola | x | Promover a matemática. | Ao longo do ano letivo. | |
A Moda dos Contentores | Continuar a decoração de contentores de lixo durante as horas do CAI | Sensibilizar para a importância da reciclagem; Melhorar relações interpessoais; Desenvolver a criatividade; Desenvolver o espírito de equipa | Ao longo do ano letivo | |
Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) - SAÚDE | Sala B7 | Orientar os jovens para a tomada de decisões conscientes e responsáveis, auxiliando-os na construção dos seus projetos de vida. Facultar escuta ativa e orienta-ção, promovendo o desenvolvi-mento harmonioso dos alunos a todos os níveis, assim como a sua plena integração na escola; | Ao longo do ano letivo | |
Educação para a Sexualidade - SEXUALIDADE | X | Melhorar os relacionamentos afetivo-sexuais dos jovens. | Ao longo do ano letivo | |
Projeto I.d.e.a - Projeto no âmbito do Empreendedorismo | X | Promover o espírito de equipa; promover relações interpessoais; desenvolver o espírito empreendedor dos jovens. | Ao longo do ano letivo | |
Visita de estudo "Museu da Escrita do Sudoeste" | Explorar: -Português; -Estudo do Meio; -Expressões artísticas | Visita ao MESA | - Reconhecer datas e factos importantes para a compreensão da história local; - Reconhecer vestígios do passado local |
outubro |
Visita de estudo à vila de Almodôvar | Explorar: -Português; -Estudo do Meio; -Expressões artísticas | Visita aos locais de interesse histórico da vila de Almodôvar | - Reconhecer datas e factos importantes para a compreensão da história local; - Reconhecer vestígios do passado local |
outubro |
Ida à Biblioteca Municipal | Hora do conto, e atividade de expressão plástica alusiva à história | Ouvir históriasem espaços diferentes | Uma vez por mês |