25abril

No dia 21 de abril, decorreu uma palestra, no Cineteatro Municipal (cedido gentilmente pela Câmara Municipal de Almodôvar), promovida pelo Grupo de História do Agrupamento, sobre a “Repressão no Estado Novo” e dinamizada pela Dra. Aurora Rodrigues.

A palestrante nasceu na Mina de S. Domingos, mas fixou residência em Castro Verde, quando tinha 5 anos. Desde muito cedo se revelou atenta à realidade política e avessa às injustiças.

Frequentou o liceu em Beja e a Faculdade de Direito, em Lisboa. Foi durante a sua vida universitária que se tornou militante do MRPP. Foi presa pela PIDE em 1973, sujeita a tortura e a todo o tipo de humilhações.

Em 1977, desfiliou-se do MRPP, abandonando em definitivo a militância partidária.

Foi magistrada do Ministério Público em Santarém e em Évora.

Em 2011, publicou o livro “Gente Comum - uma história na PIDE”, em que relatava a sua experiência enquanto presa política
foto25

 

 Storytelling Bilingue, numa articulação entre as disciplinas de Inglês e Português. Foram contadas histórias por mim e pela Storyteller Márcia Gamito, da Editora Poets and Dragons Society, em ambas as línguas. 
Foram momentos de diversão, convívio, aprendizagem e sobretudo de imaginação. 
f1 f2f3  
f4 f5f6  

fluv

          arvore autismo
                                                                 familia

Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Almodôvar

 

Decorreu na passada semana, entre os dias 14 e 18 de março, a Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Almodôvar.

A organização esteve a cargo da Equipa da Biblioteca Escolar.  De entre as inúmeras atividades que faziam parte do programa, destacamos as seguintes:

Feira do Livro

A Feira do Livro decorreu nas instalações da Biblioteca Escolar, na Escola E.B. 2,3/S Dr. João de Brito Camacho, Escola-Sede do Agrupamento, ao longo de toda a semana, tendo sido visitada por todas as turmas do Ensino Pré-escolar,  do 1º Ciclo, e pela maioria dos alunos da Escola-Sede do Agrupamento, que individualmente ou com as suas turmas foram passando pela Biblioteca.

 Leitura e/ou Representação de Contos

Aproveitando a vinda dos alunos do Pré-escolar e do 1ºCiclo à Feira do Livro, foram promovidas no Auditório da Escola-Sede, sessões de leitura animadas por alguns professores convidados para o efeito, ou representação de  contos tradicionais pelos alunos de algumas turmas da Escola E.B. 2,3/S, que no âmbito da disciplina de Português, prepararam  para os seus colegas mais novos estas representações.

Por seu lado, também os alunos das turmas do 1º ciclo prepararam alguns números de leitura de prosa e poesia que apresentaram aos colegas mais velhos, professores e colegas de outras turmas do mesmo nível de ensino.

 Momento de Poesia Popular

Na quarta-feira, dia 16 de março, pelas 17h 30m teve lugar, na Biblioteca, uma sessão de Poesia Popular, com a poetisa Dina Horta. Esta atividade, que decorreu com grande elevação, e foi do agrado das mais de duas de dezenas de participantes, constituiu um importante momento de divulgação da Poesia Popular.

Nesse dia, e para possibilitar a vinda dos pais e encarregados de educação dos alunos à Feira do Livro, o horário da mesma foi prolongado até às 21 horas.

 Agrupamento a Ler

Na quinta-feira. Dia 17 de março foi proposta a toda a Comunidade Educativa a atividade Agrupamento a Ler – cinco minutos de Leitura       Coletiva.

Esta atividade teve como objetivo principal pôr todo o agrupamento a ler, às 10h 30m e durante mais ou menos cinco minutos, o texto distribuído previamente por todas as turmas e setores do Agrupamento: “O Elefante Acorrentado”.

 Painel sobre a Paz

Dada a situação de guerra na Ucrânia, provocada pela invasão da Rússia, foi colocado no átrio interior do Bloco C, junto à Biblioteca, um painel com o título “A Paz começa em ti”. Foi lançado o desafio a todas as turmas que visitaram a Feira do Livro e participaram nas sessões de leitura e/ou representação de contos, para que levassem uma ficha colorida e desenhassem ou escrevessem na mesma uma mensagem de Paz. Essas mensagens foram afixadas, turma a turma, no painel formando um bonito mosaico colorido e cheio de mensagens e apelos à Paz.

A Equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os que colaboraram na preparação e desenvolvimento das atividades da Semana da Leitura, nomeadamente aos docentes do Departamento de Línguas e seus alunos, à psicóloga Filipa à funcionária da Biblioteca, à D. Dina Horta, poetisa popular, que animou a sessão de poesia popular na tarde do dia 16 de março, e às professoras do 1º ciclo e educadoras de infância que participaram com os seus alunos nas atividades da Semana da Leitura.


Dia da árvore
eracial

Equipa da Biblioteca Escolar na 4ª Sessão do Plano Nacional de Cinema

A equipa da Biblioteca Escolar participou no dia 23 de fevereiro,  em Faro, na 4ª sessão do Plano Nacional de Cinema, sobre o filme “OS Maias” de João Botelho. A sessão decorreu no Auditório da Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

A sessão foi aberta por Carlos Rafael Lopes da Direção do Cineclube de Faro e pela Coordenadora Nacional do PNC, Elsa Mendes.

Após a projeção do filme foi apresentado o dossier pedagógico sobre o mesmo, da autoria de Ana Isabel Soares, professora da Universidade do Algarve que dinamizou também um frutuoso e interessante  diálogo com a plateia.

Este filme, bem como o respetivo dossier pedagógico, consta do catálogo de filmes disponíveis pelo PNC. Lembramos que o nosso Agrupamento de Escolas é associado, pelo tem acesso a todos os filmes e dossiers pedagógicos, através do link  https://pnc.gov.pt/

foto1

Bebras:

O Agrupamento de Escolas de Almodôvar participou n’O Bebras – Castor Informático, iniciativa internacional para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades.

 
be1 

Dia Escolar da Não Violência e da Paz:

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, foi comemorado o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz” (30 de janeiro).

Na disciplina de escrita criativa, os alunos elaboraram frases sobre a temática do racismo e posteriormente, prepararam cartazes com as frases elaboradas, expondo-os pela escola, para sensibilizar a comunidade escolar.

A Equipa da Educação Especial também colaborou com desenhos alusivos ao tema.

f1 f3 
f2 
holo1 holo2

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi dinamizada pelos alunos do 7ºD uma actividade com o objetivo de sensibilizar os jovens para o voluntariado, numa ação de angariação de bens essenciais para famílias carenciadas do Agrupamento Escolas de Almodôvar.

Esta atividade contou com o apoio das turmas dos sétimos anos e seus professores, Vera Costa, Marisa Pereira e Maria Manuela.

Esta ação decorreu no Pingo doce de Almodôvar nos dias 13, 14, 15 e 16 (perfazendo 8horas), com a presença dos alunos do 7ºD com a supervisão do professor de Cidadania.

 Um agradecimento, também, pelo apoio e ajuda da professora Cristina Camacho e à assistente operacional Milene Silva na construção de cartazes alusivos ao tema, bem como à participação da representante dos Encarregados de Educação da turma D do 7º ano.

Um agradecimento Ao Pingo Doce e toda a sua equipa pela forma que nos acolheu

cid
O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área. laco
No âmbito das comemorações do - <<Dia Mundial da Alimentação>> -, dia 16 de outubro, foi lançado aos alunos da turma do 6.º A do Agrupamento de Escolas de Almodôvar o desafio de realizarem vários trabalhos subordinados à temática da alimentação, nas diversas disciplinas. Na disciplina de História e Geografia de Portugal foram realizadas diferentes leituras sobre a alimentação típica alentejana, recaindo a opção sobre a influência árabe no receituário local/regional, descodificando em sala de aula este Património Cultural e Identitário, ao mesmo tempo que possibilitou aos alunos estabelecerem um vínculo com o passado. (Continuar) alimentacao